Buscar
  • Suzana Freire

O que NÃO fazer na hora de fechar uma venda.

Sempre falamos que venda exige técnica, e não dom. Mas nem todos tem facilidade nessa área e muitas vezes precisam de ajuda. Já tivemos clientes que se sentem perdidos na hora de lidar com os clientes e até sentem um certo receio de vender e falar sobre preços. Pensando nisso, preparamos algumas coisas para se ter em mente na hora de conversar com seus clientes.


A primeira chave que você precisa girar na sua cabeça é: vender NÃO é apenas uma transação comercial. NÃO é apenas tentar convencer seu cliente a adquirir o seu produto. NÃO é enviar uma proposta e sofrer na expectativa se ele vai tomar a decisão de compra ou não. Vender é entregar ao seu cliente uma SOLUÇÃO com o seu produto.

Não prometa o que você não pode cumprir, mantenha-se fiel aos seus limites e capacidades, seu cliente perder a confiança no seu trabalho é a pior coisa que pode acontecer. Não fique difamando seus concorrentes e fornecedores, passa a sensação de insegurança sem falar que é falta de profissionalismo. Foque em contar histórias de sucesso e coisas boas que seus clientes tem para falar sobre você e seu trabalho, não reclame de clientes difíceis e nem de situações negativas que você pode ter tido. Não foque no preço do seu serviço, mas sim no seu valor como você irá solucionar os problemas que seus clientes apresentam.


Quando você entende que você é a solução para os problemas dos seus clientes, vender se torna algo natural e satisfatório para você. Para fazer isso lembre-se que quando você vende, você está ajudando alguém em uma NECESSIDADE, seja ela prática ou psicológica. Seja presente no fato de que você não precisa tentar convencer ninguém a comprar de você, e sim AJUDAR alguém que precisa tomar uma DECISÃO.


Foque em ser um conselheiro e não só um vendedor. Faça perguntas para entender a verdadeira necessidade do seu cliente e as frustrações acerca de sua busca. Ofereça aquilo que ele procura da forma mais simples e prática possível.


Trabalhe as objeções de uma maneira tranquila, sem pressionar. Se ele criar uma relação de confiança, ficará seguro de que você resolverá qualquer problema. Foque em ser uma pessoa acessível e simpática, e demonstre em uma conversa FRANCA que você possui capacidade para atendê-lo.

Tendo essas dicas em mente, vender vai ser algo muito mais natural e vai ajudar sua empresa a crescer muito mais.


Ainda tem dúvidas? Entre no nosso site e verifique qual das nossas mentorias é a melhor para seu negócio.