Buscar
  • Suzana Freire

3 dicas para melhorar sua proposta

Compartilhando uma história verídica.


Há pouco tempo, entrei em uma loja de vinhos no Mercado Municipal. Por lá, encontrei um dos rótulos mais estimados pelos enólogos e amantes de vinho. O produto, apesar do alto valor agregado e do preço, estava empoeirado em uma prateleira bem longe dos olhos.


Ao questionar o valor do vinho para o dono da loja, recebi - pasmem - a seguinte resposta: "custa 3 pau". E só. Esquecendo da impressão inicial que tive com o vinho empoeirado no chão, o atendente sequer teve o cuidado de retirá-lo para me mostrar, de falar o preço de uma forma mais convidativa, e, claro, de me explicar as particularidades daquele produto.


Meses depois, entrei em uma outra loja especializada e encontrei o mesmo rótulo exposto em um local de destaque, com uma iluminação que o valorizava, e recebi toda uma explicação sobre sua origem e processos quando perguntei ao atendente com tom de mera curiosidade. O preço - mais alto - veio gentilmente após toda a explicação.


Eu não tinha a intenção de comprar. Mas adivinhem o que aconteceu? Obviamente me encantei com toda a história e provar aquele vinho se tornou um desejo impossível de ser ignorado. Comprei.


Se com essa história você ainda não fez uma analogia com o seu negócio, eu te explico melhor: uma proposta rasa, enviada em um corpo de e-mail ou em um arquivo aberto sem valorizar em nada seu produto, independente do valor agregado que ele tenha, soa como o descaso do primeiro atendente da história.


É nele que você quer se espelhar? Pensando nessa experiência, separei alguma dicas para você melhorar a proposta que apresenta aos seus clientes:


  • Personalize seu arquivo:

Obviamente você não precisa confeccionar um modelo completamente do zero para cada cliente, mas incluir informações sobre essa pessoa e o evento com certeza passará uma imagem de maior zelo, o que também impacta também pela confiança no seu serviço;



  • Inclua imagens:

Tenha certeza que as imagens mais incríveis do seu portfólio aumentarão o desejo pelo seu trabalho;



  • Atenção ao formato:

Pode parecer óbvio, mas frequentemente recebemos propostas de orçamento em formato arquivo aberto, no corpo do email, ou na própria conversa do whatsapp. Além de desvalorizar o produto ou serviço, isso diminui a atenção e expectativa do cliente, o que impacta diretamente na venda.



Se sente que precisa mudar, APROVEITE pois, até 31 de maio, fechando a Mentoria de Marketing, oferecemos como bônus a Mentoria de Proposta.


Para você nunca mais perder uma venda por esse motivo.